Mais de 5 Curiosidades Sobre o Qatar

Publicidade

Primeiramente, você já deve ter ouvido falar que a Copa do Mundo de 2022 acontecerá no Qatar. Pois bem, vamos conhecer mais esse país?

Desde já saiba que a localização geográfica já representa uma das grandes curiosidades sobre o Qatar, que é uma península.

De antemão, estudamos em Geografia que península se assemelha muito à ilha, cercada por água do mar ou de lagos em quase todos os lados.

Publicidade

Além disso, a área de terra da península pode ser considerada um prolongamento da extensão do continente.

Pois bem, a península do Qatar contempla um local desértico árido com dunas e muitas praias no Golfo Pérsico, situado no Oriente Médio.

Mais de 5 Curiosidades sobre o Qatar (Imagem: Canva Pro – Google)

Origem da Palavra Qatar

Em primeiro lugar, muitos escrevem Catar porque já se considera o aportuguesamento da palavra Qatar, mas observe que a pronúncia é a mesma.

Nesse sentido, a palavra Qatara tem relação com um porto na cidade de Zubarah, importantíssimo para o comércio da região árabe.

Publicidade

Desde 1900, a cidade de Zubarah é só ruína e por isso transformou-se em uma grande área de estudo arqueológico, contendo muralhas e fortes históricos.

Portanto, usou-se bastante o nome Qatara para referir-se à região de Zubarah.

Governo de Emires, uma das Curiosidades do Qatar

Em primeiro lugar, o Qatar é um emirado, ou seja, é comandado por emires. Atualmente, o emir Tamim bin Hamad Al Thani responde pela dinastia que governa o país através de monarquia.

Em outras palavras, a família Al Thani está no poder com sua rede sucessória desde o século XIX, nos cargos de maior importância política.

Além disso, a independência do Qatar é recente. Antes de 1971, o Qatar era um protetorado britânico que não tinha a alta visibilidade mundial que tem hoje.

Publicidade

País Pequeno, Porém Rico

Antes de mais nada, os incríveis 11.610 km2 são respeitados pela riqueza oriunda dos recursos presentes na natureza. 

Por exemplo, uma das curiosidades do Qatar é que o gás natural extraído deixa-o em destaque no mundo.

Além disso, com a exploração do petróleo, o Qatar se torna exportador de respeito através do trabalho da empresa Qatar Petroleum.

Portanto, tudo isso repercute na economia do país de forma muito positiva, bem mais rentável que a extração periódica de pérolas e o comércio litorâneo.

A partir da década de 1940, o Qatar tem experimentado um crescimento econômico vertiginoso e é isso que o transforma em um dos países mais ricos do mundo.

População Repleta de Migrantes

Curiosamente, o Qatar não possui uma população fixa. A permanência de estrangeiros no país depende da época do ano.

Assim, os nativos do Qatar representam apenas 12% da população. Com isso, pode-se deduzir que o país depende muito do trabalho dos migrantes.

Agora, extrapolando mais de 2 milhões e 100 mil habitantes, o Qatar possui uma população de indianos, nepaleses e filipinos, entre outras nacionalidades.

Como resultado, a chegada de muitos trabalhadores gerou o desequilíbrio entre o número de homens e mulheres, na proporção de 4 para 1, respectivamente.

Conheça Mais Curiosidades Sobre o Qatar

  • No Qatar, a língua oficial é o Árabe, ainda que apresente o dialeto árabe qatari
  • A capital Doha é a cidade mais populosa, apesar do clima de deserto com temperaturas altas
  • Na predominância, o Qatar se constitui de uma planície baixa e arenosa, apresentando certo grau de aridez   
  • Em razão das altas temperaturas, os residentes do país consomem, por cabeça, 405 litros d’água por dia

Sede da Copa do Mundo de 2022

Em síntese, o Qatar vai sediar o evento mundial de futebol. Muitas expectativas surgem em torno desse país com cultura tão diferente da nossa.

Definitivamente, você não tem que se adaptar apenas às mudanças de datas, uma vez que os jogos vão acontecer em novembro, ao invés de julho, como ocorre tradicionalmente.

Dessa forma, se você pretende ir ao Qatar, pesquise mais sobre esse importante país.

Enfim, até culturalmente há muito a aprender.

Publicidade